sexta-feira, 9 de julho de 2010

Bolo de Iogurte com Oreos


A nutricionista do Colégio do meu sobrinho mais velho, esteve a dar umas dicas aos pais sobre alimentação saudável na infância. Entre muitas perguntas e respostas, exposições de casos concretos, houve um espaço onde se falou dos ditos "alimentos proibidos". Entre coca-cola, kinders (é preferível comer um quadrado de chocolate de leite da Nestlé, por exemplo), batatas fritas e outros venenos, surgiu a bolacha Oreo. Disse, a senhora entendida da matéria, que a Oreo, além do enorme valor calórico, é muito prejudicial aos dentes, porque cola-se ao esmalte e dificilmente sai numa primeira lavagem... perguntei ao meu Estomatologista, que confirmou a tese... como o meu sobrinho vem cá para casa com alguma frequência, tenho algumas "guloseimas" na despensa para ele: nestum mel, chocapic, bolacha maria, e... OREOS!!!
Ai de mim, depois de ter ouvido aquilo tudo, voltar a oferecer as ditas ao puto!!! Como o lixo está sempre fora de questão, passou-me pela ideia cozinhar a bolacha... mas como?!?
Num dos dias em que o meu sobrinho esteve cá, pediu-me para fazer um bolo com ele. O M., apesar dos seus 3 anos, já serve como ajudante de cozinha! Dá gosto vê-lo a bater a massa, a entornar para dentro do alguidar os ingredientes que eu lhe dou, a meter o dedo para provar a mistela, enfim... vai daí fez-se luz! Como a criança não ia comer o bolo porque os pais estavam quase a chegar, decidi adaptar a receita do Bolo de Iogurte às Oreo.
INGREDIENTES:
1 Iogurte Natural;
4 Medidas de farinha;
4 Medidas de açúcar;
4 Ovos;
1/2 Medida de óleo de girassol ou amendoim;
BolachasOreo trituradas na picadora
* a medida é o copo do Iogurte
PREPARAÇÃO:
Num alguidar juntam-se os ovos inteiros, o açúcar e o Iogurte. Mexe-se bem com a batedeira. Junta-se a farinha, o óleo e as Oreos trituradas.Volta-se a mexer, vigorosamente, até a massa mostrar umas bolhas de ar.
Unta-se uma forma de chaminé com manteiga e farinha, despeja-se a massa e vai ao forno, previamente aquecido, a 180º, durante 30 minutos (fazer o teste do palito para ver se já cozeu).
Ficou óptimo, mas como soube a triste história destas "galletas", tenho certeza que nunca mais repetirei esta receita em bom nome da minha saúde oral!!!

7 comentários:

  1. Olá!!! Amei seu blog! Já coloquei ele na lista de meus blogs de comidas prediletos (www.comidastipicas.org/blogs-de-comidas).
    Estou lançando um site de receitas de comidas típicas, você poderia colocar um link para meu site em seu blog? Meu site é: www.comidastipicas.org
    Agradeço pelo link!!!
    Beijos e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  2. nao e bolacha que eu comesse por isso estou tranquila
    mas em geral tudo faz mal a alguma coisa quando falamso das bolachas e bolos.
    mesmo fazendo mal sabem bem :-)
    esta um bolo enorme:-)
    beijinhois

    ResponderEliminar
  3. https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/528378_10151546145526683_1264550483_n.jpg

    Fiz hoje :D Ainda não provei mas já divulguei pelo Facebook o link para a tua receita :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. http://marsymm.blogspot.pt/2013/04/bolo-de-bolacha-oreo-e-iogurte.html

    ResponderEliminar
  5. Olá!
    Que quantidade de Oreos utilizou?

    Adoro Oreos!!!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa, não tenho vindo aqui, mas creio que coloquei um pacote de oreos. Sei que foi para despachar o stock que tinha em casa, por isso, pode colocar oreos a gosto ;)
      Bons cozinhados ;)

      Eliminar
    2. Peço desculpa, não tenho vindo aqui, mas creio que coloquei um pacote de oreos. Sei que foi para despachar o stock que tinha em casa, por isso, pode colocar oreos a gosto ;)
      Bons cozinhados ;)

      Eliminar