domingo, 20 de setembro de 2009

Salada de Marisco


Nada como terminar o período de férias com uma receita fresca. Despedimos o Verão (até pró ano!!) e convidamos o Outono a entrar.

INGREDIENTES:
1 Pacote de salada de marisco congelada;
1/2 Cabeça de bróculos;
1 Courgete;
1/2 pacote de delícias do mar;
1/4 Pacote de camarão congelado;
Azeite, Louro, Orégãos, Cebola, Alho e Malagueta, q.b.

PREPARAÇÃO:
Faz-se um refogado com o azeite, a cebola e o alho. Tempera-se com uma folha de louro, orégãos e malagueta. Qaundo alourar, acrescentar os bróculos cortados e lavados, assim como a courgete. Deixar estufar os vegetais durante 10 minutos, sem acrescentar água.

Juntar a salada de marisco e o camarão, previamente descongelados e deixar apurar. Quando estiver tudo estufado, decorar com as delícias do mar.

(para quem gosta de coentros frescos, poderá polvilhar por cima do prato, no momento de servir)

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Bolo de Côco, versão Iogurte



Olá a todos os meus seguidores. Passei por aqui, no meio das minhas férias, para colocar as leituras em dia e visitar os blogs que costumo seguir. Bem, muito tenho visto por aqui e já tirei algumas ideias para as minhas experiências da cozinha e para a decoração da minha casinha.
Num destes dias, apeteceu-me comer alguma coisa doce (yes... doces... finalmente) e lembrei-me de fazer um bolo de côco. O problema nos meus bolos de côco no Verão está no leite que utilizo para embebê-los no final, com o calor azeda e vai meio bolo para o lixo. So that, fiz uma versão do velhinho Yogurt Cake, aldradabo para a nova versão.


INGREDIENTES:
1 Iogurte de côco;
4 ou 6 ovos (eu uso 4);
3 medidas de farinha;
3 medidas de açucar;
1 colher de chá de fermento;
1/2 medida de manteiga derretida;
1 pacote de côco ralado;
farinha e manteiga para untar a forma.

PREPARAÇÃO:
Despeja-se o conteúdo do iogurte de côco para um alguidar. Junta-se o açúcar e mexe-se bem. Adicionam-se os ovos, uma a um, continuando a mexer com as varetas. Acrescenta-se a farinha e o fermento, a manteiga derretida e, por fim o côco ralado. Mexer durante uns 5 minutos, aproximadamente, para que todos os ingredientes se envolvam bem e para que a massa fique mais fofinha. Leva-se ao forno pré-aquecido a 180º graus, em forma de chaminé untada com manteiga e farinha. No fim decorar com côco ralado.

Já tenho agendado um bolo de limão com o mesmo esquema... o difícil é encontrar o iogurte de limão!

Já agora, vou continuar a gozar os restantes dias de férias que me faltam.