terça-feira, 30 de junho de 2009

Pastelão de Bacalhau com Bacon e Courgette

Hello, hello... De volta aos tachos e panelas (até me esqueci de colocar sal na sopa, tanto foi o tempo que passei longe da cozinha), ou não fosse uma segunda-feira, deambulei por imensos blogs à procura de uma nova receita para a minha estreia, após este Junho pachorrento.

Passei aqui e deliciei-me com esta receita. Fiz as devidas alterações e consegui despachar um pacote de massa folhada que já andava a estorvar no congelador. Aqui fica a receita:

INGREDIENTES:

1 base de massa folhada de compra
2 pacotes de bacalhau desfiado e demolhado (compro já assim para poupar tempo)
1 cebola
2 dentes de alho
2 courgete partida em cubos
1 cenoura grande em juliana
1 embalagem de bacon partido aos cubos
azeite, sal, alho françês, malagueta, orégãos, louro q.b.
1 cálice de moscatel
1 gema de ovo.

PREPARAÇÃO:
Descongelar a massa folhada e o bacalhau desfiado.
Num tacho fazer um refogado com o azeite, a cebola, o alho, uma folha de louro, o alho francês, a malagueta e os orégãos. Quando estiver alourado, juntar o bacon, a cenoura e a courgette. Temperar com um cálice pequeno de moscatel (eu uso Favaios) e deixar cozinhar. Acrescentar o Bacalhau demolhado, bem escorrido e envolver tudo.

Numa "lata" estender a massa folhada (com o papel vegetal) conforme poderão observar na foto. Escorrer bem o cozinhado anterior e deitá-lo na massa, previamente estendida.



Dobrar a massa por cima do recheio e apertar bem as pontas para não escapar um pouco de recheio afoito.


Pincelar a parte de cima com uma gema de ovo batida e levar ao forno a 180º, até que a massa esteja cozida e "loura".

Et voilá!


Bom apetite!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Clafoutis de cereja



O que fazer com 10 quilos de cereja de Resende, muito madura, que terá de ser comida por duas pessoas em dois dias, no máximo, para não se estragar? CLAFOUTIS. Foi a sugestão de um colega meu, francês, que trabalha comigo no escritório. É delicioso e fácil de fazer (eu mexi tudo com a colher de pau)

Aqui fica a receita:

INGREDIENTES
150 gr de farinha
10 gr de açúcar
1 dl leite
100 gr manteiga derretida
3 ovos
Essência de baunilha q.b.
Fermento q.b.
Cereja q.b.

PREPARAÇÃO
Peneira-se a farinha, junta-se o açúcar, o leite, a manteiga derretida, os ovos inteiros e umas gotas de essência de baunilha. Mistura-se e deixa-se repousar durante 10 minutos. Unta-se uma forma redonda de fundo amovível, com manteiga e polvilha-se com farinha. Coloca-se a massa na forma e deita-se as cerejas por cima, cortadas ao meio e sem caroço. Vai ao forno médio (180ºC) cerca de 25 minutos.


Dica: Depois de frio, corta-se em quadrados e serve-se com natas e chocolate derretido por cima. Se preferir, pode usar creme de pasteleiro ou molho de frutos silvestres.

O clafoutis pode ser feito com outros frutos como as uvas, os morangos, as maçãs, as pêras ou ameixas.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Quiche


Olá! A Sara pediu-me para colocar aqui a minha receita de Quiche. É uma receita simples, que me foi transmitida por uma senhora que pertencia ao grupo de actividades do IPO do Porto. Na sua juventude, acabadinha de casar, era normal ser-se uma dona de casa exemplar, que brindava as suas visitas com receitas divinais. As melhores especialidades eram postas à prova pelos amigos e familiares e, quanto mais prendada fosse uma dona de casa, mais sucesso teria entre a "sociedade". Essa senhora decidiu reunir todas as receitas dos seus tempos de juventude e compilou-as num livrinho fantástico. São muito simples de fazer, muito saborosas e contam com aquelas técnicas antigas de confeccionar os ingredientes.

INGREDIENTES
1 embalagem de massa folhada ou massa quebrada de compra;
3 ovos;
1 pacote de natas;
Sal, orégãos, malagueta, alho em pó e salsa, q.b.
1 cebola média picada;
Queijo emmental ralado;
Recheio a gosto*

PREPARAÇÃO
Forrar uma forma com base amovível, ou uma tarteira, com a massa folhada (ou massa quebrada), picar o fundo com um garfo e reservar.

À parte bater os ovos inteiros e juntar as natas. Adicionar o sal, os orégãos, a malagueta moída e o alho em pó a gosto. Bater muito bem e reservar.

Escolher o recheio pretendido para a Quiche. Eu costumo fazer os seguintes:
*Bacon e cogumelos;
*Atum e milho;
*Milho e azeitonas recheadas;
*Cogumelos e milho;
*Carne assada e espinafres cozidos;
*Alho francês e cogumelos;
*Salsicha e bacon;
*Bacalhau desfiado e courgete (salteada em azeite e alho);
Deitar a cebola picada e o recheio pretendido na forma sobre a massa folhada. Deitar o preparado de ovos e natas por cima do recheio, cobrindo-o. Salpicar com salsa picada e o queijo ralado. Acertar as margens da massa folhada com a altura do recheio da quiche e levar ao forno a 180º por 20 minutos.
Imagem retirada daqui

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Pastéis de salsicha

Como estamos numa época em que nem está calor, nem está frio, mais ou menos temperana, força-me a procurar receitas frescas para substituir as saladas que já começam a enjoar. O pior deste cenário e que todas as receitas que encontro exigem algum tempo para a confecção, pois precisam de ser feitas por partes.
Estava eu a olhar para o meu congelador, a tentar escolher a próxima vítima da minha ementa, quando constatei que tenho imensa massa folhada congelada a tirar o lugar a outras "comidinhas" que lá deveriam ter lugar.
Pois... massa folhada, e agora? Quiche? Já fiz 3 no domingo. Pasteis de carne? Nop, falta-me a carne picada (não estava com pachorra para descongelar um naco de carne para cozinhar e picar). Procurei na despensa e... voilá!!! Tinha 5 latas de salsicha a pedir para serem gastas.

Aqui fica a receita, rápida, económica e saborosa!

INGREDIENTES
Massa folhada de compra;
1 lata de salsichas;
Ketchup q.b.;
1 gema de ovo.

PREPARAÇÃO
Abre-se o pacote de massa folhada e corta-se ao meio, com a juda de uma faca, em duas partes iguais. Cortam-se as salsichas em duas faces e dispõem-se sobre uma metade da massa folhada, conforme a imagem.


Deita-se o Ketchup a gosto sobre as salsichas e fecha-se o pastel, dobrando a outra metade de massa.
Colocar os pasteis numa "lata" rectangular de ir ao forno, forrada com papel vegetal para não queimar o fundo do pastel. Pincelar com 1 gema de ovo batida e levar ao forno por 20 minutos a 180º


Aqui fica o resultado final! Bom apetite!

P.S. quem gostar de outros temperos como maionaise ou mostarda poderá sustituir ou juntar ao ketchup.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bolo de Chocolate para aniversário


No Domingo passado festejou-se o primeiro aniversário do meu sobrinho G. e foi o dia do seu Baptizado, também. Como a mamã decidiu fazer uma festarona em casa para 50 pessoas, toca lá a oferecer os meus serviços para ajudar. Fiquei responsabilizada de fazer uns quiches, uns enroladinhos de salsicha, uma sobremesa e OS BOLOS DE ANIVERSÁRIO E BAPTIZADO!!!

Até à semana anterior, correu tudo bem, fiz a pesquisa sobre possíveis receitas com recheio e coberturas, pedi ajuda em fóruns e comecei a ter a sensação que me iria arrepender de ter ficado com tamanha responsabilidade. Essa ideia tornou-se mais presente quando começaram as experiências... MEU DEUS, ficava tudo mal!!!


Decidi fazer a minha receita antiga de Bolo de Chocolate e aproveitei as dicas de quem me ajudou para fazer o recheio e a cobertura.


Ficou delicioso e tive pena de não poder guardar um "cadinho" para mim, para comer em casa... o bolo foi todo!!!


Vamos à receita?


INGREDIENTES: (para um bolo de 26cm)

Para a massa
6 ovos;
o mesmo peso dos ovos em açúcar, farinha e manteiga;
o mesmo número de ovos em colheres de sopa de chocolate em pó e leite.

Para o recheio
1 pacote de natas;
Açúcar q.b.;
500 gr de morangos frescos.

Para a cobertura
1 barra de chocolate de culinária;
1 colher de sopa de manteiga derretida;
Morangos cortados em metades, q.b.;
Decoração a gosto.

PREPARAÇÃO:
Bate-se as claras em castelo e reserva-se.

Noutro alguidar, bate-se as gemas com o açúcar até ficar um creme espesso e branco. Junta-se a manteiga e mexe-se bem. Acrescenta-se o leite e volta-se a bater.

À parte, misturar a farinha com o chocolate em pó e quando a mistura estiver uniforme, juntar ao preparado anterior com a ajuda da batedeira, na velocidade mínima.

Por fim, envolver as claras em castelo com a ajuda de uma colher de pau.

Vai ao forno (180º) em forma (de chaminé ou normal) untada com manteiga e polvilhada com farinha, durante 35 min.

Para o recheio - Desenforma-se o bolo e deixa-se arrefecer muito bem. Com a ajuda de uma faca de serra, corta-se o bolo ao meio e barra-se as duas partes com as natas doces batidas em castelo. Numa base coloca-se os morangos cortados de forma miúdinha e monta-se o bolo.

Para a cobertura - Derreter o chocolate em barra, juntamente com a manteiga no micro-ondas. Mexe-se muito bem o chocolate para ficar numa pasta uniforme e com a ajuda do salazar, vai-se cobrindo a parte de cima do bolo e, depois, as partes lateriais. ATENÇÃO: NÃO VERTER O CHOCOLATE NA TOTALIDADE EM CIMA DO BOLO PORQUE DIFICULTA A SUA COBERTURA.

Decora-se a gosto.


A receita pode ser adaptada em quantidades. Quando faço o bolo lá para casa, uso apenas 4 ovos. Quando quero maior porção, aumenta-se ao número dos ovos, consoante o tamanho do bolo que se pretende.